Studio Dialeto realiza Encontro de Economia Circular na Alimentação em Juiz de Fora

No dia 24 de Fevereiro ocorreu no Jardim Botânico da UFJF, o “Encontro de integração sensorial: ciclos e sabores da natureza”, que foi idealizado e organizado pelo Studio Dialeto , Agrogeabio e Instituto EPROS.

Projeto proporcionou espaço de vivência, diálogo e trocas de experiências sobre Economia Circular na Alimentação com foco no fortalecimento comunitário, preservação da natureza, relações econômicas não exploratórias e respeito aos conhecimentos ancestrais. E teve como objetivo principal o fomento da prática individual e coletiva no território de Juiz de Fora com o apoio da Rede Criativa de Juiz de Fora – RECRIA JF, universidade, da prefeitura, da sociedade civil, rádio Itatiaia jf, jornal Tribuna de Minas e do Grupo Mulheres do Brasil – comitês sustentabilidade e educação.

O encontro foi oportuno para conectar diferentes atores como: de movimentos sociais, da sociedade civil, líderes comunitários, empreendedores do seguimento de alimentação, estudantes de graduação e pós graduação, pesquisadores e crianças e jovens do projeto Bahá`í – aulas de virtudes.

Na manhã de sábado foi realizado um momento de vivência organizado pela Pós doutoranda e gestora da Agrogeabio Carmen Lucas Vieira com a dinâmica que envolvia refletir sobre o quanto sabemos sobre as frutas e seus potenciais aproveitamentos e benefícios. Em um segundo momento, foi realizada uma roda de conversa mediada pela diretora do Studio Dialeto Wanessa Bittar; Presidente do Instituto EPROS Flávia David e por Carmen Lucas Vieira da Agrogeabio. Neste espaço tivemos como convidadas (o) Profª Dra. Juliana de Carvalho da Costa- UFJF; Ludmila Bandeira – PJF e Waltencir Carlos da Silva- Presidente do Mogico ( Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico). Todos os convidados trouxeram em suas falas preocupações e oportunidades de conhecimentos para que diferentes atores tivesse uma noção ampliada da questão de alimentação natural na cidade de Juiz de Fora. E muitos são os desafios que ficaram para reflexão e desdobramentos , como exemplos: a educação para o consumo de alimentos saudáveis, o incentivo a profissão de produtores de alimentos e a sua organização para atender demandas, pesquisa e extensão por parte da universidade para promover a prevenção de doenças com base em nutrição, dentre outras… Durante o encontro os participantes tiveram a oportunidade de preencher uma ficha de feedback para registros individuais das impressões em coletivo.

Ainda neste encontro apoiamos o projeto Brothers do Bem com as doações de material de higiene pessoal por parte dos participantes e tivemos também a presença do Instituto EPROS com coletor de óleo usado no espaço do evento.

Confira aqui a programação completa:

Vivência de Economia Circular da Alimentação (08h30 – 09h30)

Simulação de estudo de caso 

Facilitadora 

Dra.Carmem Lucas Vieira

Responsável Técnica na AGROGEABIO Produtos e Serviços Ambientais 

https://clucasvieira.wixsite.com/organicas

Realiza Pós Doutorado em Restauração Ecológica na UFJF e possui experiência na área de criação e implementação de um modelo de negócio destinado a fomentar a implantação e manutenção de jardins funcionais em pequenos espaços urbanos, além de atuar com apoio técnico aos neo rurais e na prestação de consultorias socioambientais. Atualmente dedicada à reestruturação do negócio, com ênfase no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras com base em design sustentável.

Integração dos Participantes / Cantinho sabores da natureza (09h30 -09h50)

Roda de Conversa (09h50- 10h50)

”Ambiente e Cultura Alimentar: segurança, saúde e prosperidade”.

Mediação 

Dra. Carmem Lucas Vieira

Responsável Técnica na AGROGEABIO Produtos e Serviços Ambientais 

https://clucasvieira.wixsite.com/organicas

Realiza Pós Doutorado em Restauração Ecológica na UFJF e possui experiência na área de criação e implementação de um modelo de negócio destinado a fomentar a implantação e manutenção de jardins funcionais em pequenos espaços urbanos, além de atuar com apoio técnico aos neo rurais e na prestação de consultorias socioambientais. Atualmente dedicada à reestruturação do negócio, com ênfase no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras com base em design sustentável.

Ms. Wanessa Dose Bittar 

www.studiodialeto.com.br I @studiodialeto

Mestra em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ. Produtora de roteiro e mediação no programa web Cidadania Sustentável em parceria com o Portal Vai Ali; idealizadora da primeira empresa jr. com foco em economia criativa – Aspecto /UFJF; Curadora do 1°, 2°, 3º, 4º e 5º Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora e do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Encontro de Empreendedorismo Sustentável de Juiz de Fora.  Gestora no Studio Dialeto que tem o propósito de capacitar e contribuir na implementação das práticas de sustentabilidade em projetos e negócios. Através de palestra sobre a consciência regenerativa; jornada de capacitação em sistema de gestão sustentável do trabalho e serviço de projeto gráfico para definir a apresentação de identidade das iniciativas e aprimorar sistema de trabalho.

Dra. Flávia David

http://institutoepros.org/

Empreendedora Socioambiental. Presidenta no Instituto EPROS. Doutora em Ciência Política/UFMG. Pesquisadora de Política e Meio Ambiente.

Convidados 

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF 

Dra. Juliana de Carvalho da Costa 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP na área de concentração Produtos Naturais e Sintéticos. Realizou doutorado sanduíche (2014-2015) na Universidade da Flórida. Foi aluna de Pós-doc (2018- 2019) no Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais Bioativos, no Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Farmácia da UFJF. Possui experiência em pesquisa na área de desenvolvimento de métodos analíticos, técnicas de isolamento, separação e identificação de substâncias.

Departamento de Segurança Alimentar e Nutrição – PJF 

Participação à confirmar representação.

Sociedade Civil

 MOGICO (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico)

https://www.facebook.com/mogicojf/locale=pt_BR

Waltencir Carlos da Silva
Gestor Ambiental e Produtor Orgânico desde 2017, Especialista em Gestão Estratégica de Custos. Presidente da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (MOGICO): Biênio 2023-2025 Presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Juiz de Fora (COMSEAJF): Biênio 2023-2025 Vice-presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA): Biênio 2023-2025; Idealizador do projeto beterraba Apoia que tem como intuito Educação Ambiental e o fomento da Agricultura Orgânica Local.

Confira aqui a excelente cobertura da mídia local:

https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/23-02-2024/jardim-botanico-alimentacao.html
https://radioitatiaiajf.com.br/jardim-botanico-sedia-encontro-gratuito-de-economia-circular-de-alimentacao/

Instagram Jardim Botânico:
https://www.instagram.com/jardimbotanicoufjf/p/C3fPFQ3r2DL/?img_index=1

Veja alguns registros deste momento inovador e conectivo:

Conheça o programa web Cidadania Sustentável:

Apoiamos o projeto de Nina Halfeld que é a ONG Brothers do Bem focada em educação e rede de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Endereço: Av. Alencar Tristão 121 – Santa Terezinha – Juiz de Fora

Instagram: @brothers.do.bem