Planejar é saber onde se pretende ir. Com o intuito de melhor organizar as formas de produção e divulgação do artesanato na cidade, um grupo de artistas tem se reunido no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Av. Presidente Getúlio Vargas – 200, Centro), com o fim de elaborar um planejamento estratégico para o setor.
A iniciativa é do Studio Dialeto, empresa especializada em design estratégico, e visa a identificar e criar oportunidades para o artesanato, de forma que ações e projetos do setor estejam alinhados com a proposta do município e também do meio empresarial local. O projeto teve início em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de março, em homenagem ao Dia do Artesão.
Reunindo representantes de associações de artesãos, grupos empresariais, Conselho Municipal de Cultura (Concult), artistas e designers, o planejamento está sendo elaborado com o intuito de gerar benefício a todas as partes, respeitando a particularidade de cada grupo envolvido.
Segundo a organizadora Wanessa Bittar, graduada em Artes e Design e especialista em engenharia de produção, “a ideia não é sair com vários projetos novos, mas aproveitar as ações que estão feitas e organizá-las para saber aonde se quer chegar. Imagino que, trabalhando dentro de uma realidade de setor, teremos uma mudança de visão na cidade, com ações mais transparentes. Assim, serão produzidos melhores projetos e com mais sustentabilidade”.
Link original: http://pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=48800