O pensamento visual aplicado ao ponto de venda

Quantas são as vezes que nos pegamos dizendo: Viu o que a professora disse? Viu aquela música do “Milton Nascimento”? E comum em nossas rotinas fazermos esses tipos de perguntas ao outro, pois, pensamos visualmente. Somos uma civilização visual. As imagens agem diretamente sobre a percepção do nosso cérebro, impressionando primeiro, para depois serem analisadas, ao contrário do que acontece com as palavras.

Existe um ditado popular que é: A primeira impressão é a que fica. E o que é muito correto dizer, porque, somos seres emocionais. Daí a importância em tratar cuidadosamente de uma programação visual para o ponto de venda. Esta é uma estratégia que nos permite planejar uma eficiente comunicação visual do espaço de venda a fim de atrair o consumidor e consequentemente, aumentar a estatística de vendas e a satisfação do cliente. Fazendo com estes sejam veículos de propagandas gratuitas e eficientes para o sucesso do espaço de venda.

Uma programação visual eficiente é de modo geral aquela que gera um impacto visual. Exemplo: Quando o consumidor entra em uma loja e tem o poder de identificar os produtos imediatamente. Para que esse reconhecimento seja possível, é essencial que o cliente enxergue um espaço a distância e tenha vontade de aproximar do mesmo. A técnica de merchandising complementa muito a programação visual, uma vez que trabalha com a maneira de expor o produto.

Outro ponto é a organização. Exemplo: Quando os produtos são encontrados facilmente, o consumidor fica mais a vontade e mais disposto a comprar.

O último aspecto é a coerência. Exemplo: Queremos que o consumidor identifique a marca e por isso precisamos ser coerentes no uso da mesma. Mantendo o visual da loja coerente com a marca, o consumidor irá ter certeza de estar comprando produtos de qualidade e valor. E, se caso prometer produtos excepcionais e eles estiverem com maior destaque no espaço de venda, é certo que o cliente dará maior valor a marca. Tudo o que é prometido ao consumidor precisa estar vesível no espaço de venda.

O homem é submetido diariamente a milhares de informações visuais; jornais, revistas, televisão e outros. Estes milhares de estímulos acabam por modificar constantemente a linguagem, o comportamento e a cultura do mesmo. Portanto, existem espaços alternativos para tudo, basta a começar a pensar de modo visceral/ emocional como estratégia para a exposição de produtos e a comunicação destes no ponto de venda.

 

Wanessa Bittar
Diretora do Studio Dialeto