Design como Estratégia para seus Negócios e Projetos

As transformações econômicas, sociais e comunicacionais advindas com os avanços tecnológicos e o processo de globalização trazem à tona novos desafios para os empreendimentos no âmbito da competitividade e de sua relação com a sociedade.

 

Neste cenário surge a crescente necessidade do uso de design como estratégia, em consequência, do aumento da competitividade mundial e das exigências da sociedade. O que o torna uma forte vantagem não pelo simples melhoramento estético, mas, pelo aprimoramento da “cultura de projeto” junto a “cultura empreendedora”. Determinando assim um melhor dimensionamento da iniciativa, em vários contextos de percepção de valor, que afirmam a identidade do negócio ou projeto para colaboradores, consumidores, fornecedores e divulgadores.

 

Esta atuação do designer junto as iniciativas deve garantir a proteção do diferencial de forma constante, através da criação de um sistema que integra e articula produtos, serviços e comunicação alinhados a estratégia da inciativa. Organizando a estratégia do visível por meio do cuidado com processos, internos e externos, que formam a experiência total prometida.

 

Sendo esta experiência influenciadora dos pensamentos, dos sentimentos e do comportamento decisório do usuário em interação com a iniciativa. Ou seja, o que faz ele (a) decidir por uma iniciativa e não por outra?

 

O designer é o profissional preparado para projetar estratégias que tornam visíveis qualidades como: confiabilidade, empatia e principalmente a desejabilidade.  Fortalecendo o sistema da sua iniciativa com inteligência e aplicação coerente de processos em pontos de contato com o usuário. Portanto fazendo o uso do design como estratégia para proteger o diferencial de sua iniciativa.

 

Autoria de Wanessa Bittar

Diretora do Studio Dialeto; autora de artigos com foco em planejamento estratégico, comunicação e design.  Possui formação pelo programa de Educação Empreendedora da Endeavor Brasil (BOTA PRA FAZER); Especializada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e técnica em Design pelo Colégio Técnico Universitário (CTU).